domingo, 15 de julho de 2012

Como e quando usar cada rede social?






Com a vastidão de redes sociais que existem nos dias atuais, como usar e quando usar cada rede dessa? Muitos acreditam que o e-mail já é algo que ficou ultrapassado, arcaico. Mas, não é bem assim. Essas redes sociais, funcionam como a entonação de nossa voz na hora de passar determinada mensagem. O meio utilizado, vai ser escolhido a partir de sua intenção e de quem você deseja atingir.









Facebook:

É uma rede social, digamos, nova. Começou a ser conhecida e utilizada no BRASIL em meados de 2010, mas já vinha de forte utilização no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Um design limpo, pouca publicidade e grande facilidade de utilização, com isso, atraiu usuários do mundo inteiro. Essa rede social é mais pessoal, onde suas publicações são vistas por todos os seus amigos (exceto as pessoas que você escolheu para não verem esta determinada publicação). Amigos esses que são uma grande mistura entre familiares, colegas de trabalho, amigos de infância, entre
outros. Você deve utilizar essa rede social se desejar falar de coisas no âmbito pessoal e nunca, jamais misture trabalho com vida pessoal. Isso irá lhe causar um problema gigantesco. Outra coisa, não publique coisas que desrespeitem seu chefe, lembre-se, qualquer um poderá ver e mostrar a ele ou ele próprio poderá ver e as consequências não serão muito agradáveis. Nunca xingue professores ou pessoas que você não gosta abertamente, guarde isso para si, ou comente com alguém usando o chat privado. Pode ser muito desagradável pra eles e para você. E, uma última lembrança, nunca publique o que vai fazer, o que está fazendo ou o que fez. Isso é para outra rede social e esta se chama Twitter.

Twitter:
Chamada tanto de rede social quando de microblog, ele tem a capacidade de fazer as pessoas interagirem de uma maneira divertida, usando apenas 140 caracteres. Lá é um lugar onde você pode dizer onde vai, criticar algumas coisas e até mesmo algumas pessoas. Com a possibilidade de bloquear seus tweets para o público geral, você evita que aquela crítica onde você mandou seu chefe ou seu professor ir pastar seja vista por qualquer pessoas. Além disso, você pode simplesmente escolher quem pode ou não lhe seguir, tendo assim, a possibilidade de visualizar tudo que é publicado. Mas, ainda assim, é uma rede social altamente pessoal, onde você não deve, mais uma vez misturar assuntos do trabalho com assuntos de sua vida. Lembre-se de nunca marcar a integração entre o Twitter e o Facebook, pois nem todos os seus amigos querem saber onde você está naquele determinado momento ou o que está fazendo. Outra coisa, criticar demais e não ter um pingo de auto-crítica pode fazer você ficar com uma reputação desnecessária de falso moralista. Tenho certeza que ninguém quer isso. De vez em quando, critique-se um pouco, vale a pena.

Google +:
Rede social que teve como intuito substituir o Orkut e brigar de forma ferrenha com o Facebook. Mas, infelizmente nenhuma dessas duas metas foi alcançada pela Google, não aqui no Brasil. É um rede social desconhecida, porém, possui uma interface limpa e tem a mesma facilidade de utilização que o Facebook. Recentemente, passou por uma atualização de design que o deixou mais bonito e funcional. Não existem motivos aparentes para a não utilização dessa rede social além de que ela foi lançada na mesma época que o "boom" do Facebook no BRASIL e isso fez ela ser completamente ofuscada pela forte utilização do rival Azul. Lá, o comportamento deve ser semelhante ao do Facebook. Publicações interessantes, nada de postar lugares onde está ou coisas que desrespeitem abertamente outras pessoas. Além disso, nada de xingamentos, é feio para sua reputação, principalmente dentro da empresa.

E-mail:
Sendo utilizado de uma maneira altamente profissional, é a forma mais adequada de comunicação virtual no trabalho. Qualquer que seja o servidor de e-mail, tem uma grande quantidade de armazenamento e é algo bastante privativo. Só tem contato com a mensagem o remetente e o destinatário, semelhante à uma carta. Em um e-mail, deve-se prezar pela utilização da linguagem formal, tentando não usar muito as gírias. Muitos pensam que, se o chefe for seu amigo pessoal, deve se reportar a ele de maneira casual, mas não é bem assim. No trabalho, as pessoas gostam de serem tratadas com respeito, por isso, use a linguagem formal em e-mail do âmbito profissional. Outra coisa que enche o saco são os famosos emoticons virais e aquelas malditas correntes. Uma coisa que tem que ficar bastante clara: Não se deve adicionar familiares e amigos pessoais que não sejam do trabalho, no e-mail profissional. Crie uma conta secundária para essas ocasiões. Não vale a pena se constranger por uma besteira dessas.

SMS:
Como o nome mesmo sugere (SMS = Short Message Service), devem ser passadas mensagens curtas, informando apenas alguns número, ou, podendo até conversar por SMS, mas indo direto ao ponto, sem enrolar muito e sem textos mirabolantes. Nelas, normalmente, não há a preocupação com o modo que se escreve, e sim, se a mensagem será bem passada. Não se deve de maneira alguma discutir uma relação, brigar ou mandar uma para o celular do chefe dizendo que vai faltar o trabalho naquele dia. Isso, sem querer, significa covardia e já levanta suspeitas se aquela sua possível doença é verdadeira. Nestes casos, ligue, é mais cordial e "corajosa" de tomar essas atitudes. O mesmo vale para chat's ou mensageiros instantâneos, nada de escrever textos em Messenger, fica cansativo tanto pra quem escreve como pra quem lê, procure ser direto e rápido. Esperar nos dias de hoje cansa muito.

Como um comentário final, ninguém sabe ainda o futuro dos e-mails com essa onda da computação em nuvem (Dropbox, iCloud, Google Drive, entre outros). Não acredito que os e-mails sejam deixados completamente de lado, até porque a computações em nuvem não vai ajudar muito na comunicação, não agora.


Um comentário:

  1. Parabéns por estas postagens!!! Claras, objetivas e de rápida leitura.

    ResponderExcluir